Qual a diferença de profilaxia e limpeza feita em casa?

Qual a diferença entre a profilaxia e a limpeza feita em casa?

A profilaxia feita com um dos nossos dentistas é mais completa e profunda, aonde o profissional limpa cada dente e seus arredores de forma individualizada com produtos, aparelhos e instrumentais específicos.

Além disso, o dentista vai avaliar dente a dente e caso encontre alguma suspeita de cárie, problemas com restaurações ou próteses, você será informado e prontamente encaminhado para tratamento.

Como é realizada a profilaxia?

A profilaxia tem início com a remoção da placa que calcificou chamada tártaro, tendo em vista que a escovação e fio dental apenas não são suficientes para sua remoção. Esta tartarectomia, raspagem do tártaro, é feita com o uso de um aparelho chamado ultrassom e também com o uso de curetas.

Logo após também será realizado o polimento dentário com jato de água, ar e bicarbonato o qual remove a placa bacteriana, prevenindo e protegendo os dentes da cárie; e sua gengiva e boca das inflamações e infecções indesejáveis.

Finalmente, será aplicado o flúor em gel que deixará a sensação de frescor na sua boca, além de continuar agindo e protegendo seus dentes por dias.

Devo tomar algum cuidado após a profilaxia?

Sim, o ideal é aguardar de uma a duas horas para beber ou se alimentar novamente, uma vez que assim o flúor continuará atuando por mais tempo.

A profilaxia não substitui os cuidados com a higiene bucal feita após cada refeição com a escova, pasta de dente e fio dental deve.

A frequência com que a profilaxia deverá ser realizada é definida por um dos nossos dentistas tendo em vista o risco que você apresenta a cárie. Esta frequência, geralmente, varia entre três e seis meses e em alguns casos, uma vez por ano.

​​

E você? Precisa fazer uma profilaxia? Não perca tempo! Agende uma consulta com um dos nossos dentistas na clínica odontológica Dente Feliz!

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.